quarta-feira, 23 de julho de 2008

Merchandising nas Telenovelas (por Wesley Junior)

A Telenovela, hoje no Brasil, é o nosso maior produto cultural. Adorada por todo povo brasileiro, a teledramaturgia já faz parte de nossas vidas. Ela nos diverti, apesar de todas as tristezas no nosso país. Entretenimento barato para milhões e milhões de brasileiros.

O merchandising em telenovela caracteriza uma "ação publicitária" no espaço da telenovela, associando publicidade à representação do cotidiano dos personagens, sendo este caracterizado por dois tipos: Social ( vontade do autor de discutir temáticas sociais) e Comercial (fins lucrativos).

Um exemplo de merchandising social em telenovelas, já aparece há bastante tempo na teledramaturgia nacional, um desses exemplos é a na novela Roque Santeiro. Ao alertar o público sobre temas políticos, a novela teve que ser até, retirada do ar por alguns anos.Outro exemplo fiel de merchandising social, é da trama de Manoel Carlos, Mulheres Apaixonadas em 2003 na Globo.

Essa novela, com certeza foi a que teve em sua trama o maior número de temáticas sociais. Como exemplo; as mulheres que apanham dos maridos. Nesse tema a Rede Globo quis mostrar que todas elas podem denunciar. Não precisam ficar caladas, pois existe um lugar aonde elas podem exercer seus direitos (A delegacia da Mulher). Um tema também muito abordado na novela foi o alcoolismo da personagem Santana da atriz Vera Holtz, que durante a obra de Manoel Carlos, se nega a buscar ajuda, mas no final resolve ir até os Alcoólicos Anônimos.

É um incentivo para quem vive esse problema, mas tem vergonha de se tratar por conta do preconceito da sociedade.No Brasil, a produção das telenovelas apresenta diversas ideologias, fazendo com que o público se identifique de acordo com o seu perfil.

A relação da sociedade com a telenovela é tão marcante, que sempre que um assunto polêmico é tratado na trama, a resposta da população é imediata. Praticamente todas as camadas sociais discutem o tema, e a partir de então regras sociais são modificadas.

O merchandising comercial se tornou uma técnica promocional responsávelpelo custeio das produções de telenovelas. Sem essa técnica, o financiamento para a produção de uma telenovela seria difícil, até porque ela proporciona um acréscimo no valor dos salários de atores, diretores etc.

Essa forma de merchandising esta ligada absolutamente, a questão de alienação. Um exemplo claro; na telenovela “Cobras e Lagartos”, varias vezes foi mencionado o produto para cabelos femininos “Seda”, interligado com a atriz Mariana Ximenes (que tem cabelos que todas as mulheres gostariam de ter, e que a beleza do mesmo, deve-se a eficácia do produto). Deste ponto partimos para a conclusão da ligação do produto com a atriz que é bela e tem um lindo cabelo, ou seja, a pessoa (telespectador) associa produto/pessoa, passando a consumir o produto.
Classifica-se merchandising comercial em quatro modelos básicos dentro de uma telenovela, e que contribuem para a alienação:

· Menção no texto: quando os personagens falam o nome da marca ou produto num diálogo;
· Uso do produto ou serviço: quando a cena mostra utilização do produto ou serviço pelo personagem. Marca e modelo são destacados;
· Conceitual: a personagem explica para outro as vantagens, inovações e relevâncias e preços do produto ou serviço;
· Estímulo visual: o produto ou serviço é mostrado de forma a ser apreciado, visto no contexto da totalidade da cena, devidamente explorado pela câmera.

Dois setores são fortes anunciantes em telenovelas; da moda e móveis/decoração. Os bancos como o Itaú, também são grandes investidores desta ferramenta, além de outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

DEVERIA CITAR A FONTE ONDE VOCE PEGOU ESTE TEXTO. CONCERTEZA NÃO É SEU