quinta-feira, 10 de julho de 2008

Rede Globo - Jornal Nacional

Jornal Nacional – Alienação e ideologias (por Wesley Junior)

A influência exercida pelo Jornal Nacional (o principal de sua grade de programação), transforma os telespectadores em meros objetos da mídia, articulando e adaptando-os a seus modos de mensagem.

O Jornal Nacional foi o primeiro grande telejornal a atingir 99% dos lares brasileiros, e sempre se moveu por privilégios oficiais sem considerar jamais o interesse público. A confiança pela credibilidade fornecida pelo jornal, faz com que um indivíduo se torne alienado, tendo nesse meio, como o “único” meio verídico de notícia.Remando a favor da corrente, a rede Globo de televisão, muda suas táticas à medida que mudam as condições políticas do País, como exemplo claro, elegendo em 1990 Fernando Collor de Mello através de incríveis campanhas emotivas e debates no qual boicotavam e manipulavam as mensagens na edição do jornal, outrora, após o impeachment de Collor, a Globo mais uma vez remou a favor da corrente apoiando jovens em movimentos que concordavam com a cassação do mandato do presidente.

A tradição da Rede tem sido a de esconder a História ou providenciar versões convenientes aos donos do poder. Tudo que se sabe por ouvir dizer é a expressão da verdade, que ainda espera a oportunidade de aparecer. Quando o presidente Juscelino Kubitschek morreu, a Rede Globo não mostrou a multidão emocionada que o levou, a pé, do Russell ao Santos Dumont.

Um comentário:

Anônimo disse...

CADE A FONTE DESTE TEXTO?. ELE É EXTRAÍDO DE QUAL REVISTA?